ASSUME A RESPONSABILIDADE PELA TUA VIDA!

posted in: Atividades | 0

Para assumirmos a responsabilidade da nossa vida, é preciso continuarmos atentos às nossas atitudes e é preciso compreendermos uma lei universal da física: a lei causa/efeito, que diz: Toda a ação tem uma consequência!

 

Se assim é, tudo o que fazemos tem consequências, mas se acharmos que o que fazemos é consequência de alguma coisa, não controlamos os resultados que teremos, certo?

 

E se acreditarmos que temos o poder de decidir sobre as nossas atitudes? Então seremos a causa, não estaremos a reagir a alguma coisa. Neste caso, assumimos a responsabilidade e controlamos os resultados que teremos.

 

Podemos então viver de duas maneiras:

  1. Como uma vítima, ou seja, as nossas atitudes são consequência de alguma coisa, e por isso as nossas más atitudes são culpa de quem as causou. 

 

Exemplo:

 

Quando nos irritamos com alguém que fez algo que, na nossa ideia, não deveria ter feito. Pelo fato de nos irritarmos vamos gerar más atitudes do outro lado. Ou seja, a nossa má atitude gera outras más atitudes.

 

       2. Viver colocando-nos em causa, assumindo a responsabilidade pelas nossas atitudes. 

 

O mesmo exemplo:

 

Quando nos irritamos com alguém que fez algo que, na nossa ideia, não deveria ter feito. Começamos por nos questionar: porque razão a pessoa está a agir assim, e de que modo será melhor agir para termos os resultados que queremos. Se fizermos esta reflexão, provavelmente vamos conversar, compreendemos o outro, e não recebemos más atitudes.

 

Na realidade é uma questão de perspectiva, a escolha é de cada um de nós!

 

Assumirmos a responsabilidade é colocarmo-nos em causa, percebermos que temos o poder de mudar os resultados da nossa vida, mudando o nosso comportamento, as nossas atitudes, deixando de ser automáticos passando a ser mais conscientes. 

Os resultados que temos são mesmo consequência das nossas ações!

 

Que resultados queres na tua vida?

Queres amor? então primeiro dá amor…

Queres que te respeitem? então primeiro respeita…

Queres compreensão? então primeiro compreende…

Queres ajuda? então primeiro ajuda…

Sê por isso a “mudança que queres ver no mundo…” 

 

Por: Carla Gaspar, Health&MentalCoach

Health Coach profissional com certificação internacional e Trainer Coach
Especializações nas áreas da Psicologia, Alimentação e Nutrição Humana
Pos graduada em Medicina Anti-envelhecimento, Nutrição e Engenharia Alimentar
Especialista e consultora na área da Nutrição e Coaching, pratica uma abordagem integrada de desenvolvimento e superação (coaching integrado de saúde e bem estar) no âmbito do projeto EKVILIBRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *