ASSUME A LIDERANÇA DE TI MESMO!

posted in: Atividades, Coaching | 2

 

Precisamos ter consciência que somos seres autoconscientes, essa é uma capacidade única dos seres humanos, é a capacidade processada pelo nosso cérebro mais recente a nível evolutivo, o neocórtex.

 

É a autoconsciência que nos distingue dos animais, ter a capacidade de perceber que temos consciência. Assim conseguimos observar tudo, desde a parte física e material de nós mesmos, aos nossos pensamentos, emoções e atitudes.

 

A reação automática (aprendida com o condicionamento) que é gerida pelas emoções não passa pela observação, está ligada à nossa sobrevivência, ao que aprendemos, aos padrões da nossa educação, ao que nos foi ensinado.

 

O desequilíbrio começa quando somos condicionados, quando nos formatam para determinados comportamentos, muitas vezes nada alinhados com a nossa verdadeira natureza.

 

A nossa mente tem dois modos distintos de funcionar: 

um lado que funciona em “piloto automático”, sempre que conhecemos a rotina, e por isso não pensamos e, por outro lado, um modo consciente, quando observamos e pensamos como queremos agir, tendo em conta o que nos faz sentido a nós.

 

Lembram-se do pinóquio? podemos funcionar como o pinóquio, agir por impulso, emocionalmente, ou sermos o grilo falante (a consciência do pinóquio), a voz da razão, livre da influência emocional e de condicionamentos.

 

Desenvolver a autoconsciência é desenvolver a capacidade de observar os nossos pensamentos, as nossas emoções, as nossas atitudes e comportamentos e perceber que não somos as nossas atitudes, nem os nossos comportamentos e muito menos os nossos pensamentos.

 

Tudo isto é um estado extraordinariamente mutável! Por isso podemos sempre ESCOLHER um novo estado, quando estamos AUTOCONSCIENTES.

 

Então afinal quem sou eu? É a resposta a esta pergunta que dá sentido à vida…

 

Por: Carla Gaspar, Health&MentalCoach

Health Coach profissional com certificação internacional e Trainer Coach
Especializações nas áreas da Psicologia, Alimentação e Nutrição Humana
Pos graduada em Medicina Anti-envelhecimento, Nutrição e Engenharia Alimentar
Especialista e consultora na área da Nutrição e Coaching, pratica uma abordagem integrada de desenvolvimento e superação (coaching integrado de saúde e bem estar) no âmbito do projeto EKVILIBRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Existe um momento da nossa vida que é necessário vivermos em automático , contudo ter a consciência que o estamos a fazer já é um progresso para sermos seres mais conscientes , a minha dúvida é , e quando já temos alguma dessa consciência mas voltamos ao automático porque o nosso instinto é para aí que vai ?!

  2. Quem Sou? Quem Sou!
    Resposta que possa parecer vã… mas essencial para conhecermo-nos…e ao conhecer-nos tudo começa…
    Começa o processo da mudança…da auto consciência…da Auto paciência…da Auto confiança…
    É com conhecimento, consciência que se aprende a viver bem consigo mesma…
    E quando isso acontece…vimos e sentimos a segurança…confiança…alegria…paz!
    Obrigada Carla e Anabela pelo carinho….
    Tudo começa com carinho…o amor desarma…o amor recebe…o amor acolhe…
    Bem haja por ajudar a sentirmo-nos mais iluminadas…
    Bem haja por acompanhar nesta caminhada de processo de evolução continuo…sem pausas..
    beijinhos grandes