Um Treino de Sucesso? Só Depende de Si!

Algumas pessoas, quando pretendem iniciar um programa de treino, procuram um momento especial para esse começo. Chegam mesmo a aguardar pela passagem de ano dizendo que vai tudo ser diferente no ano seguinte. Estabelecem metas, criam expectativas ambiciosas, mas esquecem que o alcance dessas metas é consequência de um longo e árduo processo de treino.

Pois é, não é tão simples assim!

O treino físico é um processo complexo que vai muito além da própria actividade física. É um processo difícil e que pode ser muito desmotivante e até perigoso quando aplicado sem ter em consideração os Princípios do Treino. Da mesma forma é essencial ter em conta o perfil psicológico do praticante, para que não caia facilmente na desistência ou mesmo rejeição da prática da actividade.

Eis alguns aspectos a ter em consideração para que se torne activo e motivado:

  • Escolha da Actividade – Pratique uma actividade física que lhe dê prazer ou então procure experimentar algo de novo. Certamente encontrará alguma actividade do seu agrado.

 

  • Treino em Grupo – Treinos em grupo ajudam muito a aumentar a sua motivação!

 

  • Intensidade de Treino – Se não treina há muito tempo, comece devagar. Respeite a adaptação do seu organismo e vá aumentando gradualmente.

 

  • Regularidade – Procure treinar com regularidade. Após grandes paragens, o recomeço é mais doloroso e os resultados também se perdem com alguma facilidade.

 

  • Descanso – Descanso também faz parte do treino. Este é um factor fundamental e que condiciona todo o processo de treino. Respeite as pausas durante e após o treino e respeite também as horas de sono. É fundamental dormir entre 7 a 9 horas por dia.

 

  • Treine Acompanhado por um Profissional – Um profissional do treino ajudá-lo-á a definir as melhores estratégias para alcançar os seus objectivos de forma mais rápida, segura e eficaz. O treino será muito mais adaptado, diversificado e motivante, favorecendo largamente o seu sucesso.

 

Não espere pela próxima passagem de ano para tentar uma mudança. Entre em acção! A mudança só depende de si.

 

Por: Luís João, Licenciado em Ciências do Desporto, Personal Trainer e responsável técnico no projeto EKVILIBRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *