Sabia que… a má alimentação é o factor que rouba mais anos de vida saudável aos portugueses?

 

Apesar de todos saberem que uma alimentação saudável é necessária, muitos são os que deixam para amanhã os hábitos que deveriam mudar já hoje.

Um relatório da Direcção-Geral da Saúde mostra que houve alguns aspectos que evoluíram positivamente na saúde dos portugueses, mas que a alimentação continua a ser um ponto fraco.

O relatório mostra quais as principais causas para a perda de anos de vida dos portugueses os hábitos alimentares inadequados aparecem à frente de todas as outras causas.

Os factores que contribuem para a perda de anos de vida são: falta de fruta, muito sal, poucos legumes, poucos frutos gordos, muitas carnes transformadas, poucos cereais integrais, poucos ómega 3, pouca fibra, muita carne vermelha.

Em termos gerais a saúde dos portugueses mostrou melhorias mas no futuro os problemas podem surgir com gravidade já que as doenças crónicas não transmissíveis já representam 85% do total das doenças em Portugal.

Previna-se! Todos os dias coma de forma saudável e guarde para dias de excepção os alimentos e bebidas que sabe que lhe fazem mal.

Por: Carla Gaspar, Mestre em Tecnologia dos Alimentos e Pós-Graduada em Nutrição Humana

 

alimentaçao-ekvilibro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *