Conheça os benefícios de cozinhar com Óleo de Coco

posted in: Saúde e Bem-estar | 0

 

oelo-coco-ekvilibro

O óleo de coco é um alimento funcional por conter componentes ativos que beneficiam o organismo a nível fisiológico, o que contribui para a manutenção da saúde e redução do risco de algumas doenças.

Através deste artigo confira as principais razões que deverão levá-lo a introduzir o óleo de coco nos seus cozinhados.

Origem e processo de fabrico:O óleo de coco virgem é um produto que deriva do fruto da espécie Cocos nucifera L..A temperaturas inferiores a 25°C apresenta-se em estado sólido. É prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir da polpa do coco fresco maduro por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração. Composição nutricional:O óleo de coco é rico em gordura saturada (cerca de 90%). No entanto, esta gordura corresponde maioritariamente a triglicéridos de cadeia média (TGM), uma gordura boa, com um papel metabólico muito importante. 50 % da gordura é composta pelo ácido láurico.É também rico em vitaminas E e K.
Benefícios:Livre de gorduras trans – o óleo de coco não sofre o processo de hidrogenação como outros óleos de origem vegetal tais como o de girassol, soja, milho e o azeite. Por essa razão não tem gordura trans e é considerado a gordura mais estável para cozinhar;- Contribui para a perda de gordura corporal: o tipo de gordura presente neste óleo (triglicéridos de cadeia média) embora saturada, é de rápida e facil absorção pelo nosso corpo, principalmente ao nivel do fígado, sendo imediatamente convertida em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo. Outra razão é a sua riqueza em ácido láurico, responsável por aumentar o metabolismo, consumindo assim mais calorias, evitando a acumulação de gordura localizada. Também é responsável por aumentar o volume de massa magra (músculos), outros aliados no aumento do metabolismo;Contribui para o reforço do sistema imunitário: o ácido láurico no corpo humano é transformado em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, usado pelo organismo para destruir a capa lipídica de vários microorganismos;– Evita a prisão de ventre: no geral todos os alimentos gordurosos auxiliam na digestão, pois a gordura ao misturar-se com o bolo alimentar e as fezes facilita a sua passagem pelo sistema digestivo. Além disso, o ácido láurico com as suas propriedades antibacterianas, contribui para a eliminação das bactérias nocivas do intestino, favorecendo a flora intestinal , melhorando assim o seu funcionamento.– Contribui para melhorar a beleza da pele: o consumo de óleo de coco melhora a elasticidade da pele. Além disso, os seus antioxidantes ajudam no combate dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

O óleo de coco é realmente um alimento de alto valor nutricional, mas, e a par do que acontece em tudo na nossa vida, o excesso nunca é positivo! Nada como o equilibrio, variedade e moderação em todos os alimentos que ingerimos (até os mais saudáveis!). Se ingerir a dose diária certa, que equivale a cerca de uma colher de sopa, o seu organismo terá todos os benefícios deste alimento “super”!

Por: Anabela Gaspar