Meditar – Um presente de si para si

posted in: Atividades, Saúde e Bem-estar | 0

 

meditacao-ekvilibro
“Aprender a meditar é o maior presente que você pode dar-se nesta vida
Sogyal Rinpoche

Passar uns momentos por dia só comigo é um desafio merecido. Só EU.

Conseguir imaginar que nada mais existe nesse momento. Absolutamente nada. Ser capaz de dominar a respiração e soltar tudo o resto. Diminuir a velocidade dos pensamentos e observar o silêncio mental. Sentir o meu “Eu” mais profundo.

E nesse mesmo momento concentrar-me apenas e só na respiração, sem me prender a mais nada. Sorrir para a vida e para o momento presente.

A esse maravilhoso processo chamo … MEDITAR.

Ao meditar melhoro a relação que tenho com a pessoa mais importante da minha vida – EU! Ao melhorar esta relação profunda, crio uma relação mais harmoniosa e serena com tudo e todos os que me rodeiam, e contribuo para um universo melhor.

Medite sempre que necessite de se sentir livre. Em qualquer lugar, em qualquer posição, sem barreiras, sem limitações. Ao fazê-lo sentirá uma liberdade profunda e genuína, numa mente leve e pura, num corpo livre. Encontrará um processo de concentração no seu “Eu”, um processo de auto-conhecimento profundo.
Assim, torna-se inquestionável que a meditação trás benefícios para a saúde de quem a pratica:

  • Mantém e melhora a saúde mental, desenvolvendo paz interior e tranquilidade, o que favorece a serenidade, o contentamento e a felicidade.
  • Mantém e melhora a auto-estima, através do comportamento racional, do julgamento equilibrado e do equilíbrio da interação social.
  • Mantém e melhora a concentração da mente, dissipando a confusão, levando a um melhor entendimento e a um melhor conhecimento.
  • Mantém e melhora a saúde física, proporcionando um melhor descanso e relaxamento, prevenindo doenças e desenvolvendo a força e o vigor.
  • Mantém e melhora os nossos processos mentais, purificando a mente e elevando-a para níveis mais elevados de consciência.

Por: Catarina Almeida

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *