Curcuma: um grande aliado no combate ao Alzheimer!

posted in: Receitas | 0

Um estudo efetuado em 2004 demonstrou a eficácia da curcumina (substância de cor amarela intensa presente na raiz do açafrão ou curcuma) em impedir a deposição da substância beta amiloide cerebral (a proteína responsável pelo Alzheimer)

curcuma-ekvilibro

Baseado nestas descobertas os cientistas determinaram que a curcumina é mais efetiva a inibir as placas cerebrais do que outros tratamentos para o Alzheimer.

O seu baixo peso molecular e a sua estrutura polar permite que passe a barreira hematoencefálica e se ligue à proteína beta amiloide.

Os sintomas do Alzheimer causados pela inflamação e oxidação são eliminados pela curcumina!

Além disso, os cientistas da UCLA testaram os efeitos da curcumina em células isoladas chamadas macrófagos (tipo de glóbulo branco responsável que está encarregue da limpeza dos tóxicos celulares tais como a proteína amiloide) e as amostras de sangue destes doentes de Alzheimer revelaram melhorias dramáticas após serem tratadas com curcumina. Para, além disto, o açafrão trás outros benefícios à saúde, tais como:

1.Melhoria da digestão

2.Melhoria do processo de desintoxicação hepática

3.Propriedades anticancerígenas e antiartríticas

4.Propriedades anti-inflamatórias

Como usar o açafrão? Adicione aos seus temperos sem medo! Para potenciar o seu efeito conjugue com uma pitada de pimenta preta e um pouquinho de azeite ou óleo de coco.

O açafrão é a mais recente novidade na linha de alimentos funcionais Ekvilibro (biológico, claro!)

 

curuma3-ekvilibro

 

No Café com equilíbrio do espaço Ekvilibro não dispensamos o uso do açafrão nas nossas quiches, empadas e especialmente no tempero do recheio dos nossos crepes exclusivos de trigo sarraceno! Apareça, prove, delicie-se e ganhe saúde!

 

IMG_7911 IMG_7905

 

 

Por: Anabela Gaspar, Técnica de Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *