CACAU (CRU) + IOGURTE NATURAL – A COMPOSIÇÃO BOMBÁSTICA ANTI DEPRESSIVA

Nos últimos tempos muito se tem falado do chocolate enquanto alimento potencialmente saudável devido ao seu conteúdo em antioxidantes, possíveis benefícios cardiovasculares, e de prevenção de algumas doenças crónicas. Muitas vezes essas notícias são mal divulgadas, e a cura pode revelar-se o veneno. Se o chocolate é tão aclamado por ter antioxidantes e compostos químicos fabulosos, é devido ao seu teor em cacau. Como seria de esperar, o chocolate de leite não entra nesta categoria. Sim, o chocolate negro seria a melhor opção dentro do grupo dos chocolates, variando consoante o seu conteúdo em cacau. Mas, se temos cacau disponível, sem a adição de açúcares e gorduras, ao contrário do chocolate, porque não tirar o melhor partido deste superalimento?

O cacau cru,  é um cacau não processado que mantém os seus nutrientes integrais e faz toda a diferença relativamente ao cacau vulgar industrializado. O cacau é considerado o alimento dos deuses por ser um dos alimentos mais ricos em antioxidantes que existe, os polifenóis (flavonóides e procianidinas), que têm como consequência a vasodilatação e a redução da pressão arterial, a inibição da agregação plaquetária e modulação dos mediadores de inflamação. Para além dos benefícios a nível da actividade antioxidante, o cacau é considerado um antidepressivo natural, pois estimula a libertação de neurotransmissores (seratonina e dopamida) que levam a uma sensação de bem-estar.

Uma das melhores formas de consumir o cacau cru em pó é adicionar este pó ao iogurte natural, e porquê?

O iogurte natural é uma fonte de probióticos, isto é, microorganismos vivos, benéficos para o intestino.

Cada vez mais se está a concluir que o tipo de flora intestinal influência muito o estado de saúde da pessoa, e estudos recentes apontam para a grande influência na sua saúde mental e emocional. Têm sido efetuadas pesquisas que procuram a relação entre os microorganismos e a química cerebral, desde que se sabe que existem mais neurônios no sistema digestivo do que no próprio cérebro e que 90% das células do nosso corpo são bactérias. O intestino é já considerado por muitos um segundo cérebro.

Fazer a escolha consciente dos alimentos que ingerimos, sem duvida que nos permite viver mais e melhor!

Viva ao iogurte natural com cacau, e adoçado com stevia…  é delicioso 🙂

Por: Carla Gaspar, Mestre em Tecnologia dos Alimentos e Pós-Graduada em Nutrição Humana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *