Aloe Vera, um alimento funcional

posted in: Saúde e Bem-estar | 0

 

aloe-vera-ekvilibro 

Com a humanidade a viver o despertar de uma nova consciência, tudo o que seja voltado à preservação, regeneração e reconquista da saúde encontra-se na ordem do dia. Isso explica o porquê de o Aloe vera, enquanto alimento funcional, se ter vindo a destacar de entre a grande variedade de plantas que os seres vivos têm à sua disposição.

Com a denominação de “planta da saúde e da beleza” é também denominada por planta milagrosa, de entre outros nomes que sobreviveram por mais de 4.000 anos, durante os quais, esta planta tem trazido benefícios para a humanidade. O Aloe vera, será provavelmente uma das plantas mais estudadas pela comunidade científica.

Apesar da existência de cerca de 300 espécies de aloe, apenas 3 ou 4 contêm propriedades benéficas à saúde. A espécie Aloe barbadensis miller é considerada o “aloe verdadeiro” daí ser denominado por Aloe vera, a espécie com maior quantidade de nutrientes e à qual são atribuídas as propriedades benéficas.

Têm sido identificados muitos compostos com ação nutritiva do Aloe vera puro. Este contém uma grande variedade de vitaminas (vitamina C, vitamina E e complexo de vitaminas B incluindo a B12), minerais (cálcio, magnésio, manganésio, potássio, ferro, cobre e crómio), enzimas, mono e polissacáridos como o beta glucan e o mais recentemente descoberto acemanan: polissacárido com propriedades imunostimulantes, anti virais, anti cancerígenas e propriedades protetoras gastrointestinais.

No entanto, é a combinação específica dos seus nutrientes, que em equilíbrio, permite uma ação benéfica e sinergética no organismo, não sendo possível até agora imitar em laboratório pela indústria farmacêutica.

O grande desafio é a sua estabilização, de modo a que os seus nutrientes e propriedades se mantenham inalteradas e ativas sinergicamente. Existem no mercado diversos tipos de Aloe vera, estabilizados de modos muito diferentes, e por isso com diferentes qualidades. O melhor método de estabilização é a liofilização, pois permite manter todas as características nutricionais do produto fresco, sendo apenas retirada a água por processo a frio (congelamento e sublimação da água). Ao pó assim obtido basta reconstituir com água e fica preparado para beber.

Diversas pesquisas científicas associam o Aloe vera a diversos benefícios e múltiplas funções na saúde:

– Normalizador dos níveis de açúcar no sangue;

–  Auxiliar no processo digestivo;

–  Protetor da mucosa intestinal;

–  Modulador das respostas do sistema imunitário;

– Regenerador do sistema conjuntivo e indutor dos fibroblastos (as células responsáveis por sintetizar o colagénio e elastina);

–  Antiviral;

–  Anticancerígeno.

A ingestão diária de Aloe vera é um ato de nutrição

O Aloe vera ajuda a prevenir a degeneração e retardar o processo de envelhecimento do organismo. Consumido de um modo equilibrado e inserido numa alimentação variada, o Aloe vera desintoxica e regenera o organismo e com isso contribui para a redução do risco de doenças, para a manutenção da saúde física, mental e bem-estar geral.

Por: Carla Gaspar